Diferença entre Teodolito e Estação Total

Qual a diferença entre Teodolito e Estação Total?

Qual a diferença entre Teodolito e Estação Total? Escolher os equipamentos de topografia para medição de ângulos e distâncias não é uma tarefa tão simples. Entre os diversos disponíveis, o Teodolito e a Estação Total são os mais comuns, mas como saber qual se encaixa melhor no seu projeto? Cada um tem seus prós e contras particulares que podem ser utilizados em várias situações. Em geral, dependerá do tempo, do investimento, da sua força de mão de obra e da experiência ao decidir sobre a ferramenta certa para cada um dos seus trabalhos. A principal questão a se observar nesta escolha deve ser a produtividade, com o Teodolito, o levantamento topográfico é muito lento, pois na maioria dos modelos às leituras de ângulos devem ser anotadas manualmente, além disso, ele não realiza a leitura de distâncias. Já com a Estação Total o processo é mais rápido, pois ela mede e armazena eletronicamente as informações de ângulos e distâncias. Um exemplo de aplicação de Teodolito é na Topografia Industrial, que necessita de um altíssimo nível de precisão de posicionamento/alinhamento de máquinas. Desta maneira, se utilizam Teodolitos muito precisos para realizar esse tipo de trabalho. Para te ajudar, abaixo explicamos como essas ferramentas funcionam. Acompanhe conosco e descubra como fazer a melhor escolha!

O que é o Teodolito?

Embora os Teodolitos já sejam usados ha centenas de anos, a operação dessa ferramenta permanece a mesma. Um Teodolito consiste em um telescópio móvel montado entre eixos verticais e horizontais. O ângulo de cada eixo pode ser medido com uma alta precisão desde que o operador tenha conhecimento suficiente do uso da ferramenta e da trigonometria básica. No entanto, o uso de um Teodolito geralmente requer a ajuda de pelo menos outra pessoa além do operador principal para que seja realizada a medição e o alinhamento dos ângulos. Quando a precisão é muito importante, é imperativo que ambos os operadores estejam devidamente treinados e compreendam todos os elementos da coleta de dados. Isso pode incluir o nivelamento do tripé/Teodolito e a estaca de medição, bem como o alinhamento da estaca e da linha de medição para coletar dados precisos e, finalmente, usar habilidades matemáticas e gráficas para gerar o resultado apropriado.

O que é Estação Total?

Uma Estação Total integra funções de Teodolitos para medir ângulos e distância com um EDM (medidor de distância eletrônico, do inglês Electronic Distance Measurement). As Estações Totais utilizam um sistema de prismas e lasers para desenvolver leituras digitais de todas as medidas durante o seu trabalho. Todas as informações coletadas com a ferramenta são armazenadas na memória interna do equipamento e os dados podem ser utilizados em programas específicos para realizar os cálculos topográficos e posteriormente podem ser manipulados e adicionados aos programas de CAD. As Estações Totais são classificadas em:
  • Medição somente com prisma;
  • Medição sem prisma – reflectorless;
  • Servo-motor;
  • Autolock;
  • Robótica.
A Estação Total Robótica permite que o operador trabalhe sozinho com o uso de um controlador de dados que se comunica com o equipamento via link de rádio, automatizando ainda mais o trabalho e aumentado a produtividade. Possui, ainda, a função Autolock, que permite que a Estação Total siga o prisma/operador de forma automática, por meio de seus servo-motores. Além disso, existem modelos que possuem a função de escaneamento a laser, podendo coletar cerca de 26 mil pontos por segundos