Conheça o nivelamento e seus principais métodos
Para se iniciar qualquer obra civil é necessário fazer o levantamento topográfico inicial do local, utilizando regras e princípios matemáticos. Também chamado de projeto ou pré-projeto, esta atividade possibilita o reconhecimento do terreno e permite que a obra seja implementada da melhor maneira possível, garantindo qualidade, segurança e ausência de problemas futuros. O nivelamento faz parte deste processo. Mas o que é ele e qual sua importância em projetos e construções? É sobre isso que falaremos hoje. Continue lendo e descubra conosco!
O que é o nivelamento
O nivelamento, também conhecido como levantamento altimétrico, é uma operação geodésica ou topográfica que se executa em uma determinada região e que permite determinar desníveis, ou seja, a diferença de altura de pontos da superfície em relação a outro. Esta desigualdade de altura entre dois pontos é a diferença de nível entre os mesmos. Porém, o nivelamento destes pontos não termina com a determinação das altitudes, pois, além disso, é necessário transportar uma cota ou altura de um ponto já conhecido para os pontos nivelados. Tais pontos já conhecidos são chamados de Referência de Nível (RN). Logo, a cota de um ponto nada mais é do que a distância vertical deste ponto à uma superfície qualquer de referência. Se tal referência for o nível médio dos mares, ou seja, o Geoíde, a mesma passa a ser chamada de altitude ortométrica. Para realizar o nivelamento são utilizados equipamentos chamados níveis, que podem ser óticos ou digitais e definem com precisão um plano horizontal ortogonal à vertical em relação ao eixo vertical dos mesmos. Principais aplicações:
- Elaboração de perfis de rodovias, ferrovias, canais e rios;
- Terraplanagem;
- Lavouras de arroz e terraceamento;
- Barragens;
- Determinação de alturas de morros, torres e prédios;
- Obtenção de quantitativos de volumes.
Os métodos de nivelamento
Existem quatro tipos principais de estudo de nivelamento, sendo: Geométrico: mais preciso dos métodos de nivelamento. Utiliza miras verticais graduadas e níveis topográficos para medir o nivelamento por meio de visadas horizontais. As altitudes (cotas) são determinadas com grande rigor; Trigonométrico: menos preciso do que o método geométrico, é realizado com o uso de teodolitos e estações com visadas independentes da inclinação. As cotas são obtidas por meio da leitura de ângulos e distâncias. Apesar de menos preciso, o nivelamento trigonométrico é mais rápido que o geométrico; Taqueométrico: nivelamento trigonométrico em que as distâncias e a diferença de nível são obtidas com o uso de uma luneta taqueométrica; Barométrico: por último, este método se baseia na relação entre a pressão atmosférica e a altitude. Como possui precisão menor que os outros métodos de nivelamento, ele exige que sejam feitas correções devido à chamada Maré Barométrica.